Seguindo os Passos da Chiquinha Gonzaga/ On the Chinquinha Gonzaga Trail! (Portuguese with English Translation)

Quando cheguei no Rio de Janeiro no dia 11 de agosto de 2013, depois de uma semana no antigo Ouro Preto, sinceramente, tinha esquecido do meu propósito original da viagem—para pesquisar mais sobre Francisca “Chiquinha” Gonzaga e explorar as partes da cidade que ela conhecia durante sua longa vida. Porém, o meu professor de escrita, o Paulo, me lembrou direitinho da minha motivação de etnografia musical.

Recém-chegada em sua casa, estava conversando com ele e sua vizinha, Cecilia.  Falamos sobre a vida e a música de Chiquinha. Curiosamente, Cecilia era atriz de teatro e trabalhava na SBAT, Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, organização fundada por Chiquinha Gonzaga. Além de convidar-nos para visitar a SBAT no dia seguinte, Cecilia ligou para sua amiga Edinha Diniz. Ela é a mais recente biógrafa de Chiquinha Gonzaga.  Cecilia e ela tinham ido ao teatro juntas esse mesmo dia! Eu li dois dos seus livros e me senti honrada de ter a oportunidade de falar com ela.

Durante a semana, segui um roteiro que me levaria para o que restava do Rio de Janeiro que Chiquinha conheceu e para lugares modernos que mantêm ou divulgam sua obra. A apropriada culminação deste “passeio” pelo tempo e espaço foi assistir à ótima apresentação de “Forrobodó” no 17 de agosto de 2013. Apreciar a peça teatral mais famosa e bem sucedida da maestrina foi a maneira perfeita de vivenciar e encarnar o espírito de Chiquinha – através da sonoridade da sua composição musical e o humor da revista no palco. Nesta moderna versão de Forrobodó, representavam-se fiel o carioca contemporâneo e o seu antepassado do Rio do Belle Époque.

A continuação — fotos do roteiro! 

English Translation: 

When I arrived in Rio de Janeiro on August 11, 2013, after a week in old Ouro Preto, I had actually forgotten my original purpose for the trip–to research about Francisca “Chiquinha” Gonzaga, and explore the parts of the city that she would have known during her long life. However, my writing teacher, Paulo, immediately reminded me about my ethnomusicologist motivation.

Soon after getting to his home, I was speaking with him and his neighbor, Cecilia. We spoke about Chiquinha’s life and music. Curiously, Cecilia is a stage actress and works at SBAT, the Brazilian Society for Theatrical Authors, which was founded by Chiquinha Gonzaga. In addition to inviting us to visit SBAT the next day, Cecilia telephoned her friend Edinha Diniz, the most recent biographer of Chiquinha. She and Cecilia had just gone to the theatre together that very day! I had read two of Diniz’s books and I felt honored to have the opportunity to converse with her.

During the week, I followed an itinerary that showed me what was left of the Rio de Janeiro that Chiquinha would have been familiar with, and also modern sites that maintain or divulge her work. The culmination of this excursion through time and space was to attend the excellent performance of FORROBODÓ on August 17, 2013 FORROBODÓ is Chiquinha’s most famous and most successful musical. . It was the perfect way to live and incarnate her spirit — by way of the sonority of her musical composition, and the comedy happening on stage in the musical review. In this modern version of FORROBODÓ, the contemporary “carioca” (Rio dweller) and the his/her ancestors from the Belle Epoque were well interpreted.

Forthcoming: photos of the Chiquinha trail! 

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