Café e concerto

A chegada de uma nova indústria em São Paulo introduziu milhares de imigrantes ao estado no início do século vinte. O café era produto produzido anteriormente no Rio de Janeiro, mas logo a produção veio para São Paulo.

Source: U.S. Library of Congress. Between 1900-1923, São Paulo, Brasil

Source: U.S. Library of Congress. Between 1900-1923, São Paulo, Brasil

Imigrantes de Japão e Itália, especialmente, vieram para trabalhar. Não sabiam onde iam ficar ou o que iam fazer. Porém, desta indústria surgiu uma cultura de café e a grande metrópole de São Paulo, cuja capital abriga dois lugares importantes para musica em São Paulo.

Pode-se fazer visitas guiadas para ambos: o Theatro Municipal de São Paulo e a Sala São Paulo. A visita ao antigo teatro de ópera, perto do Viaduto de Chá, é de graça. Na Sala São Paulo, a visita só é gratuita nos fins de semana. Nos dias úteis, pagam-se 5,00 reais inteira e 2,50 meia.

Teatro_Municipal_de_São_Paulo_2

Teatro_Municipal_de_São_Paulo_2 By Wilfredor (Own work) [CC0], via Wikimedia Commons

O magnífico Theatro Municipal de São Paulo é lindo e enfeitado com gosto. Em comparação com o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, é simples na sua decoração, faltando a mistura de estilos e materiais ostentosos do teatro carioca, baseado nos teatros franceses.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro. (photo de Celeste)

Theatro Municipal do Rio de Janeiro. (photo de Celeste)

O que distingue o Theatro Municipal de São Paulo são suas marcas de café. Há desenhos de folhas de café e o famoso X, como símbolos da indústria de café. O Theatro Municipal também foi lugar da Semana de Arte Moderna, que aconteceu no dia 7 de setembro de 1922. Cem anos depois da Independência, a semana revelou novos movimentos/estilos de arte e definiu o espírito moderno no país.

IMG_2917

photo de Celeste. Símbolos de café

Como o Theatro Municipal, o prédio onde existe a Sala São Paulo foi construído com dinheiro da indústria do café. Os barões de café construíram uma estação de trens e só foi anos depois que foi colocada ali a Sala São Paulo. As marcas do café são visíveis no desenho do chão e os Xs nas decorações de algumas salas. As pinturas das janelas também apresentam cenas do mundo do café.

IMG_3026

Sala São Paulo, Interior. (Photo de Celeste Dolores)

IMG_3030

Sala de espera, Sala São Paulo.

A Sala São Paulo é realmente espetacular. A estação ferroviária ainda funciona mas já não havia mais necessidade de uma estação tão grande. A indústria nunca necessitou de tantos trens e o povo não circulava tanto para merecer duas estações no mesmo bairro. A acústica da Sala São Paulo é maravilhosa. Há um teto que baixa e sobe para mudar a acústica dependendo do tipo de concerto. IMG_3027

Onde se vê no mundo tal luxo?? O mundo de música só tem a agradecer ao café e aos barões dessa indústria.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s