Rendas do Brasil na exibição de Ann Hamilton, “habitus”

Fabricar rendas é uma arte muito velha que foi levada ao Brasil pelos portugueses. Ainda hoje em Portugal fazem rendas e são muito cobiçadas. Fazem com agulhas e bilros. No nordeste do Brasil e em Santa Catarina mantêm essa tradição de fabricar rendas. Um exemplo de umas rendas de bilros de Rosilândia Melo de Ilha Grande: (wikipedia commons)

renda_de_bilro_da_ilha_grande-pi

Imagine a minha surpresa quando vi rendas do Brasil na exibição “habitus” de Ann Hamilton. As rendas estavam colocadas no oitavo andar do Fabric Workshop and Museum com outros objetos comuns e de tela, como bonecas, cobertores, e mostras de tela.

rendas-2

(Photo by Celeste Dolores)

Também nesta exibição acham-se “commonplace books” , fotos de telas e outros objetos de tela. Estes livros têm origem também na Europa. As pessoas colecionavam sentenças de livros que leram, receitas, artigos do jornal e das revistas nestes livros. O que fizeram de especial para esta mostra, foi convidar o público para entregar suas sentenças comuns por internet para contribuir. Quer dizer, qualquer pessoa podia mandar algum texto sobre uma tela por internet. Eles selecionavam alguns e esses textos foram impressos e disponibilizados na segundo e oitavo andares para o publico ler e levar para casa.

A exibição junta texto e tela no Fabric Workshop Museum, mas tem outra parte na beira do Rio Delaware. No Municipel Pier 9 há uma instalação grande que é muito criativa e divertida. Ann pendurou varias telas enormes num armazém. O público pode fazer que as telas movam e emitem sons. Além disso, tem “performance art” de fiar e de desfazer um agasalho. Finalmente junta o texto com a tela com um grande poema projetado—este poema também aparece no Fabric Workshop and Museum.

A artista, Ann Hamilton, sempre estava interessada no fiar e na tela. Com entusiasmo ela fala sobre estas artes, que alguns têm considerado “artesanato” durante sua carreira. Mesmo assim a artista mostrou muitas obras importantes, e até representou os Estados Unidos no Bienal de São Paulo de 1991, e o de Venezia em 1999. Ganhou vários prêmios de arte nacionais e ensina arte na Universidade de Ohio. A mostra, habitus, fica no Fabric Workhop and Museum na Filadélfia desde o 17 de setembro de 2016 ate o 8 de janeiro de 2017. A instalação no Municipal Pier 9 fica entre o 6 de setembro de 2016 ate o 10 de outubro. Para mais informação: http://fabricworkshopandmuseum.org/

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s